Sintomas da Gravidez

Os primeiros sintomas de gravidez variam de mulher para mulher e de gravidez para gravidez, quando estamos a tentar engravidar a nosso desejo é tão grande que muitas vezes sentimos sintomas associados a uma gravidez.

Os primeiros sintomas da gravidez surgem, por norma, três semanas após a fecundação, mas algumas mulheres sentem mais cedo ou mais tarde, em caso de dúvida faça um teste para garantir que tem o acompanhamento médico adequado o mais cedo possível.

sintomas-gravidez

Quais os primeiros sintomas de uma gravidez

Atraso menstrual

O atraso menstrual é o sinal ou sintoma mais associado a uma gravidez, apesar de não ser necessariamente o primeiro. É também o principal sintoma que faz a mulher fazer o teste de gravidez. O atraso menstrual pode ocorrer por diversas razões como stresse, infecção, cansaço, ansiedade.

Pequeno sangramento

Muitas mulheres não se apercebem do atraso menstrual porque é muito comum ter um pequeno sangramento no início da gravidez quando o espermatozóide fecunda o ovo e o embrião se implanta na parede do útero.

Aumento dos seios

Nas primeiras semanas de gestação a mulher pode sentir os seios mais sensíveis e maiores, este é um dos primeiros sintomas de gravidez sentido pelas mulheres.

Cólicas ou moídas

A mulher pode sentir algumas cólicas e moídas, como quando a menstruação está para chegar logo no início da gravidez, é o útero a adaptar-se a esta nova etapa da sua vida.

Náuseas

As náuseas e até vómitos são muito comuns no primeiro trimestre da gravidez, a duração e a intensidade variam de mulher para mulher e, geralmente surgem entre a 6ª e a 12ª semana de gestação. Algumas mulheres sentem náuseas logo nas primeiras semanas.

Barriga inchada21

Algumas mulheres podem notar um certo inchaço na região abdominal, este inchaço é muitas vezes confundido com o inchaço pré menstruação.

Sono

O cansaço e o sono nas primeiras semanas de gravidez é muito comum, muitas mulheres sentem-se extremamente cansadas mesmo na realização de tarefas simples.

Outros sintomas de gravidez

  • Aumento da vontade de urinar.
  • Alteração no paladar e no olfacto.
  • Desejo por comidas salgadas ou doces.
  • Aumento dos gases.
  • Obstipação.
  • Variações de humor.
  • Tonturas.
  • Alterações na pele, com aparecimento de acne.